Manifesto
Nem os progenitores estão preparados para que isso aconteça. Desculpamo-nos que o atual sistema de educação foi criado especialmente na era industrial, com o intuito de as pessoas poderem fazer parte de uma cadeia industrial de produção em massa e controlo totalizado, e por isso tudo é compartimentado e preparado para o em massa, para criar também executores de tarefas — produzir repetição.
Todos os anos saem das universidades X engenheiros que tiveram acesso ao mesmo conteúdo programático, ao mesmo tipo de avaliação, ao mesmo tipo de desafios, etc.
Como se diz: "Vira porca, venha outra..."; E por isso os alunos precisam de um manual. Da mesma forma que uma máquina industrial precisa de um manual. Os alunos não fazem mais nada do que seguir instruções.
Então, estes alunos são também "máquinas industriais".
Quanto mais máquina conseguirem ser, melhor será a sua recompensa.
A recompensa é a avaliação positiva. E assim, criamos repetidores.
É arrojado e desconfortável o suficiente para sentirmos que poderá não fazer sentido, e que poderá colocar em causa todos os nossos pressupostos e preconceitos? Se sim, então estamos num bom caminho. Assim se faz criação. Assim já é.
Regista-te na comunidade
O que é que prometemos?
Nada. Não prometemos sonhos que se tornem pesadelos. Não queremos criar idealizações de fora para dentro que não têm impacto de dentro para fora. Entra e descobre.